Concursos
Concurso INSS: Saiu edital de remoção interna
Compartilhe:
O Instituto Nacional de Seguro Social (Concurso INSS) divulgou o resultado final de seu Processo Seletivo de Remoção Interna. O objetivo do PSR é preencher vagas em cargos de nível intermediário e na carreira de Analista do Seguro Social de qualquer Formação da Carreira do Seguro Social, em exercício nas Agências da Previdência Social – APS Convencionais, para APS Convencional diversa da atual. Todas as vagas disponibilizadas neste processo de remoção foram destinadas exclusivamente às localidades/unidades, com previsão de vagas de ENTRADA.
A realização do processo seletivo de remoção interna antecede a publicação do edital para cargos efetivos.
Novo concurso INSS 2018
Em maio, por meio de uma nota técnica, o INSS solicitou autorização de aditivo de vagas do concurso público realizado em 2015 e proposta de Lei Orçamentária Anual para 2019 com intuito de realizar recomposição continuada do quadro de servidores do órgão. Leia a nota técnica aqui.
A solicitação de autorização visa o preenchimento de um total de 10.468 vagas, sendo 7.888 por meio do concurso INSS 2018 e 2.580 remanescentes do último concurso.
A reivindicação gera pressões porque o órgão ainda aguarda permissão para poder aproveitar esses 2.580 classificados no certame anterior, cujo prazo expira em agosto de 2018. Embora as 950 vagas ofertadas no certame tenham sido preenchidas, a nota aponta que o quantitativo autorizado não foi suficiente para amenizar a deficiência de servidores na autarquia.
Já está se preparando para o concurso INSS? Confira a série de dicas que os professores especialistas do Gran Cursos Online prepararam para você!
INSS sofre com déficit de servidores
O INSS ainda enfrenta ações do Ministério Público (MP) (entre inquéritos civis, ações civis públicas, procedimentos preparatórios, ações judiciais e extrajudiciais da Defensoria Pública, entre outros) e, juntamente ao MP, trabalha para garantir o aditivo de pelo menos 50% das vagas ofertadas no último certame e a realização de concurso público.
O déficit de servidores preocupa principalmente porque os cargos de Analista do Seguro Social e de Técnico do Seguro Social, de acordo com informações da nota técnica, “representam o maior quantitativo da força de trabalho do INSS”.
No mesmo mês de maio foi publicada, no Diário Oficial da União (em 24 de maio), a portaria n; 2178 que subdelega ao presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) competência para a prática de diversos atos ligados ao quadro de pessoal do INSS. Dentre elas, o provimento de cargos efetivos do respectivo Quadro de Pessoal, em decorrência de habilitação em concurso público.
Outro ponto importante da portaria é a delegação de competência aos Diretores de Saúde do Trabalhador e de Orçamento, Finanças e Logística, de Benefícios, de Atendimento e de Gestão de Pessoas, ao Procurador-Chefe da Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS, ao Auditor-Geral e ao Corregedor-Geral, bem como ao Presidente do INSS, para no âmbito de suas respectivas áreas de atuação, designar e dispensar comissionados.
Depois da autorização do concurso, o INSS terá até seis meses para divulgar o novo edital de abertura e outros 60 dias, no mínimo, para realizar as etapas avaliativas de seleção.
Detalhes concurso INSS – Edital de remoção:
- Concurso: Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS)
- Cargos: Nível Intermediário e do cargo de Analista do Seguro Social de Qualquer Formação
- Estados: Nacional
- Inscrições: 11 a 20 de julho
- Previsão para novo concurso: 2018/2019